Pular para o conteúdo principal

Assessoria de Imprensa - Projeto "Lab Criação"

  • Release 2


Ciclo Cultura e Sociedade, da plataforma LAB Criação, começa nesta quinta (26), com o webinário ‘Políticas Públicas de Cultura’

 

O Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura realiza gratuitamente a partir desta semana uma série de atividades formativas online; as inscrições estão abertas

 

Acontece nesta quinta-feira (26) a primeira atividade do Ciclo Cultura e Sociedade, realizado pela plataforma Lab Criação - Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura. O webinário ‘Políticas Públicas de Cultura’ partilhará análises sobre os desafios e possibilidades para o setor cultural a partir da conjuntura nacional e as políticas públicas de cultura na contemporaneidade. Ainda é possível se inscrever para participar de toda a programação, gratuitamente, pelo portal www.labcriacao.com

 

A mestra em Cultura e Territorialidades Ana Clarissa Fernandes e a doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas Gisele Marchiori Nussbaumer conduzem o webinário, que será mediado pela jornalista Jaqueline Fernandes, especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas.

 

Durante este “encontro virtual”, que começa às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do LAB Criação (www.youtube.com/labcriacao), as participantes dialogarão sobre a diversidade de produções culturais nos múltiplos territórios do país e as desigualdades que permeiam o setor cultural. Uma das abordagens será a dificuldade de acesso de artistas populares às políticas culturais por meio dos editais e leis de incentivo, e quais os possíveis caminhos para a inclusão de diversos atores na vida cultural, não apenas enquanto público, mas também como produtores de cultura. 

 

A importância dos fundos públicos e políticas de fomento às ações culturais para o enfrentamento da crise e a sustentabilidade do setor, o papel das iniciativas de pesquisa, levantamento e produção de indicadores para o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com as necessidades concretas da população também entrarão na pauta do webinário.

 

Sobre as participantes

 

Ana Clarissa Fernandes é produtora cultural e mestra em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é consultora em gestão pública de cultura e produtora de conteúdo em @municipagestaocultural. Foi responsável pela área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM), de 2016 a 2021, tendo desempenhado papel estratégico no processo de elaboração, articulação e implementação da Lei Aldir Blanc. Além disso, trabalhou na Secretaria Municipal das Culturas de Niterói/RJ, atuou como produtora cultural e desenvolveu pesquisas no campo da gestão e da política cultural.

 

Gisele Nussbaumer dedica-se a estudos e projetos na área de cultura, com ênfase em políticas culturais, gestão, práticas e públicos da cultura. Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo/USP e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Professora associada da Faculdade de Comunicação/FACOM e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA da UFBA. Membro do Observatório de Políticas e Gestão Culturais e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT do Instituto de Humanidades, Artes e 

Ciências/IHAC da UFBA. Coordenadora e líder do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural. Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB de 2007 a 2010.

 

Jaqueline Fernandes é presidente do Instituto Afrolatinas. Jornalista, pesquisadora em políticas afirmativas na cultura, gestora cultural há mais de vinte anos. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. Fundadora e coordenadora geral do Festival Latinidades - maior festival de mulheres negras da América Latina. Foi finalista Prêmio Claudia de Cultura em 2014, recebeu o Prêmio Ideias Criativas para o 20 de novembro em 2010 e em 2013 e o Prêmio Culturas Afro-brasileiras 2014. Em 2019, o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos.  De 2015 a 2018 foi Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, na Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

 

SOBRE O LAB CRIAÇÃO 

O LAB Criação é uma plataforma virtual que reúne conhecimentos voltados à formação cultural, à criação e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos socioculturais. O Ciclo Cultura e Sociedade promove a pesquisa e produção cultural, compartilhando conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade, por meio de uma série de atividades formativas online, como webinários, videoaulas, e-book, além de orientação de projetos culturais, que acontecem até o mês de julho deste ano. A participação é gratuita. 

Além dos dois webinários (o de abertura, nesta quinta-feira, e o de encerramento, dia 14 de junho), o ciclo está dividido em três módulos com 10 videoaulas expositivas e um material educativo de apoio ao processo de aprendizagem (e-book). E quem se interessar em aprofundar os conhecimentos para o desenvolvimento de um projeto sociocultural, pode se candidatar para as mentorias, que serão encontros online de orientação de projetos conduzidos por educadoras com experiência na área. 

Ciclo é realizado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Araçatuba/SP e da Prefeitura de Blumenau/SC, realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva, Simpoiese Projetos Culturais, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

 “As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia o Lab Criação porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

 

Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br .


Ciclo Cultura e Sociedade

PROGRAMAÇÃO

 

26/05 - Webinário de abertura

Horário: às 19h, ao vivo

Onde acompanhar: www.youtube.com/labcriacao

Tema: Políticas públicas de cultura

Participantes, Ana Clarissa Fernandes, Gisele Marchiori Nussbaumer e Jaqueline Fernandes

 

A partir de 30/5 – Disponibilização das videoaulas e e-book

(Acompanhamento na plataforma www.labcriacao.com, apenas para inscritos)

•             Módulo I - Cultura e Democracia

1. Cultura e participação social, com Maria Carolina Vasconcelos

2. Economia da cultura e solidariedade, com Luana Vilutis

3. Pesquisas e informações culturais, com Ana Paula do Val

•             Módulo II - Corpo, Arte e Política

4. Artes e vida pública, com Vanéssia Gomes Santos

5. Teatro documentário, com Aline Ferraz e Marcelo Soler

6. Escrita e dramaturgia negra, com Cristiane Sobral

7. Escrita e dramaturgia pós-gênero, com Maria Léo Araruna

8. Acessibilidade em cena, com Bruno Ramos

•             Módulo III - Gestão cultural

9. Projetos socioculturais, com Viviane Pinto

10. Fomento a projetos socioculturais, com Chimeni Maia

 

14/06 - Webinário de encerramento

Horário: às 19h, ao vivo

Onde acompanhar: www.youtube.com/labcriacao

Tema: Cultura, teatro e sociedade

Com Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo

 

13 de junho a 15 de julho - Mentorias

Aula aberta - tira dúvidas sobre elaboração de projetos

Encontros de orientação de projetos culturais

Com Chimeni Maia, Luana Devechiati, Tania Capel e Viviane Pinto

 

 

Saiba mais:

www.labcriacao.com

www.youtube.com/labcriacao

Instagram: @lab_criacao_

Facebook: https://www.facebook.com/labcriacao



  • Release 3


Evento online gratuito discute a função social do teatro 

e a relação entre a cultura, as artes e a sociedade

 

A plataforma Lab Criação realiza nesta quinta (14) webinário com transmissão ao vivo; atividade integra programação do ciclo formativo “Cultura e Sociedade” 

 

A experiência social pode levar os artistas a formulações radicais sobre a realidade, reivindicando justiça econômica e social? A cultura e as artes devem contribuir para o desenvolvimento da consciência humana e a melhoria do regime social? Qual é o lugar do teatro na sociedade atual? Estes e outros questionamentos nortearão o webinário de encerramento do ciclo formativo Cultura e Sociedade, realizado pela plataforma Lab Criação.

 

Com o tema “Cultura, teatro e sociedade”, o evento online acontece nesta terça (14), às 19h, e será comandado por Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo, pesquisadores nos segmentos de cultura e artes cênicas. O webinário será transmitido ao vivo pelo canal de YouTube do LAB Criação (www.youtube.com/labcriacao) e é aberto ao público em geral interessado no tema. 

 

Maria Elisa e José Fernando abordarão questões sobre a relação entre a cultura, as artes e a sociedade, as interconexões entre os processos históricos, sociais e culturais e o modo como a cultura se constitui enquanto reflexo e expressão da sociedade em seu tempo histórico, ao mesmo tempo em que provoca a sociedade a refletir e intervir para gerar mudanças na vida social e política.  

 

A ideia é avaliar caminhos para confrontar o processo de mercantilização das produções culturais, entendendo-as enquanto bens de interesse público. Como reforçam os participantes do evento, o teatro político, como um movimento artístico-cultural que apresenta um interesse na vida social e a necessidade de intervenção efetiva na realidade, é o fio condutor deste debate sobre a função social do teatro na atualidade, a capacidade dos movimentos teatrais de contestarem as desigualdades vigentes e intervirem na situação social e política do país. 

 

PALESTRANTES

Maria Elisa Cevasco é professora titular de literatura e estudos culturais na Universidade de São Paulo. É autora de Dez Lições de Estudos Culturais, editora Boitempo, e de Para Ler Raymond Williams, editora Paz e Terra. É Pesquisadora do CNPq, com trabalhos sobre as ligações entre produção cultural e sociedade.

 

José Fernando Peixoto de Azevedo possui graduação e doutorado em Filosofia, pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-USP. Atua como pesquisador nas áreas de história e estética do teatro brasileiro e do teatro negro, estética teatral contemporânea, além de estética e filosofia contemporâneas. É professor de Estudos de Dramaturgia e História do Teatro Brasileiro, Análise do texto e da cena (teorias do teatro) e Oficinas de Montagem na Escola de Arte Dramática-EAD da Escola de Comunicações e Artes da USP. É professor-orientador no Programa de Artes Cênicas (PPGAC) da ECA-USP, na área de Práticas e Teorias do Teatro. É dramaturgo, diretor de teatro e cinema. Foi fundador, dramaturgo e diretor do Teatro de Narradores e é colaborador de coletivos como Os Crespos. Atua também como curador.

 

NOVA TURMA

Devido a grande procura, o Lab Criação abriu uma nova turma para o Ciclo Cultura e Sociedade. As inscrições podem ser feitas no site www.labcriacao.com e as aulas começam no dia 13 de junho. Com 400 inscritos, a turma 1 está fechada e segue o calendário inicial de atividades. 

 

SOBRE O LAB CRIAÇÃO 

O LAB Criação é uma plataforma virtual que reúne conhecimentos voltados à formação cultural, à criação e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos socioculturais. O Ciclo Cultura e Sociedade promove a pesquisa e produção cultural, compartilhando conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade, por meio de uma série de atividades formativas online, como webinários, videoaulas, e-book, além de orientação de projetos culturais, que acontecem até o mês de julho deste ano. A participação é gratuita. 

 

O Ciclo é realizado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Araçatuba/SP e da Prefeitura de Blumenau/SC, realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva, Simpoiese Projetos Culturais, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

 

WESTROCK

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br .

 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia o Lab Criação porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

  

Serviço

Webinário de encerramento do Ciclo Cultura e Sociedade

“Cultura, teatro e sociedade”

Com Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo

Dia: 14 de junho, terça

Horário: às 19h, ao vivo

Onde acompanhar: www.youtube.com/labcriacao

 

Saiba mais:

www.labcriacao.com

www.youtube.com/labcriacao

Instagram: @lab_criacao_

Facebook: https://www.facebook.com/labcriacao



  • Nota


NOTA: Plataforma Lab Criação abre inscrições para nova turma para o Ciclo Cultura e Sociedade

Devido a grande procura, a plataforma LAB Criação - Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura abriu inscrições para uma segunda turma de participantes para o Ciclo Cultura e Sociedade. O ciclo oferece gratuitamente uma série de atividades formativas online no segmento cultural, como webinários, videoaulas, além de acesso a um e-book.  

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.labcriacao.com, e preencher a ficha até dia 10 de junho. As aulas da nova turma começam dia 13 de junho.

Com 400 inscrições feitas, a primeira turma está fechada e com atividades em andamento.

O Ciclo Cultura e Sociedade promove a pesquisa e produção cultural compartilhando conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade. 


  • Clipping





















 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assessoria de imprensa - Projeto “Conta Outra – O Universo de Histórias de Tânia Katuapó”

Release do evento Em projeto inédito na carreira, contadora de histórias Tânia Katuapó lança disco, kit lúdico e videoclipe Show de lançamento será feito por transmissão online no próximo dia 15 ; disco traz histórias e canções de diversas culturas e compõe kit com encarte especial Em um projeto inédito em seus mais de 25 anos de carreira, a contadora de histórias Tânia Katuapó, de Araçatuba (SP), oferece ao público não só o lançamento de seu primeiro disco em formato físico e em streaming, mas também um “combo cultural”, ainda com registros audiovisuais e materiais impressos com uma identidade visual especial.   Histórias tradicionais de diversas culturas e algumas canções, essenciais na trajetória de Tânia e que despertam nos ouvintes e espectadores o apreço pela grandeza do universo do ato de contar histórias, compõem as 15 faixas do álbum “Conta Outra – O Universo de Histórias de Tânia Katuapó”. O trabalho, direcionado a crianças de diversas faixas etárias, estreia ma...

Assessoria de imprensa - Releases da cantora Thais Duran

Nova voz do samba, Thais Duran revela compositores paulistanos em disco O álbum “Cala-te Boca” será lançado nesta sexta (25), no Bar Brahma                 Adoniran Barbosa, Osvaldinho da Cuíca, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Martinho da Vila, Jamelão, Clementina de Jesus, Cartola, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Dorival Caymmi, Assis Valente, Riachão, Batatinha... Estes e diversos outros nomes contribuíram para dar força e forma ao samba como a sonoridade mais popular do Brasil.   A cantora paulista Thais Duran bebeu nestas e em outras fontes e faz de um dos principais elementos da identidade sonora brasileira o foco de seu primeiro disco. “Cala-te Boca!” será lançado nesta sexta-feira (25), no Bar Brahma, em São Paulo, às 21h. A abertura do show será feita pelo Samba do Congo. O disco traz oito sambas; seis deles são inéditos e revelam novos compositores do cenário p...

Jornalismo Cultural - Algumas matérias produzidas em 2015, 2016 e 2017